terça-feira, 6 de setembro de 2016

14 coisas que você deve saber antes de ler A Roda do Tempo


Os livros de Robert Jordan compõem uma das maiores séries de fantasia de todos os tempos, literalmente: são 14 volumes que narram uma jornada cheia de reviravoltas, em que heróis e anti-heróis enfrentam um grande desafio - parar de brigar entre si e se unirem para salvar o mundo. Aqui estão 14 coisas que vocês devem saber antes de começar a leitura:


1- George Martin é fã

Martin fez várias homenagens a Jordan em seus livros. A mais conhecida é a casa Jordayne, cujo brasão é uma pena de escrever em um fundo verde. O nome de seu lord é Trebor, ou seja, Robert ao contrário.

2 - Está entre as dez séries de fantasia mais populares de todos os tempos

A Roda do Tempo vendeu mais de 80 milhões de exemplares ao redor do mundo. Apesar de ser considerado o "Tolkien americano", Jordan criou seu próprio universo, sem reaproveitar elfos, anões e dragões, além de não se limitar a influências da mitologia europeia. Se tiver receio de encarar uma série tão longa, lembre-se: não é à toa que Jordan é referência em literatura fantástica.

3- Foge do eurocentrismo 

É verdade que a série tem muitos elementos que lembram a Idade Média europeia, inclusive cavaleiros, inquisição religiosa e outras analogias, mas dá para notar a influência de muitas outras culturas e religiões. Diversas palavras e nomes foram retiradas da cultura árabe e da religião hebraica - como um dos nomes do vilão principal, Shai'tan -, e o próprio conceito de tempo cíclico, a tal roda do tempo, vem do hinduísmo.

4- Não é só descrição de paisagem
Nós amamos fantasia, mas quem nunca suspirou de exaustão diante de um longo parágrafo descrevendo toda a flora de um continente imaginário que atire a primeira pedra. Para nossa sorte, Jordan trás personagens interessantes que quebram a monotonia das descrições. Um dos queridinhos dos fãs é Mat, que prefere se manter longe dos conflitos. Durante um discurso dramático, com um de seus amigos tentando mergulhar de cabeça em uma situação perigosa, Mat aparece ao fundo com dois cavalos, gesticulando, desesperado, para que o amigo monte no animal e fuja com ele.

5- Lugar de mulher é... no livro de fantasia

Jordan não limita as personagem feminina a papéis secundários e donzelas indefesas. Apesar de o primeiro livro ser lançado há 26 anos, não faltam mulheres fortes. Um dos reinos, por exemplo, é governado por rainhas, e há, também, uma sociedade formada por mulheres guerreiras.

6- Não é só mais uma fantasia medieval

Sim, A Roda do Tempo tem aspectos parecidos com a série de TV Game of Thrones e a Trilogia O Senhor dos Anéis. Mas também possui inúmeras diferenças marcantes. Uma delas é que o universo não corresponde à Idade Média. Segundo Jordan, é como se a história se passasse no fim do século XVII, mas a pólvora jamais tivera sido inventada.

7- É uma distopia

Como a história se passa num mundo aparentemente medieval, é fácil pensar que se refere ao passado, mas os acontecimentos de A Roda do Tempo na verdade se passa no futuro! O tempo da roda se divide em 7 Eras, que se passam em ciclos. Nossa Era já passou, e tudo o que resta dela são resquícios e ruínas. Ao longo dos livros, é possível encontrar várias dicas de "objetos mitológicos", de lâmpadas a usinas nucleares. Dá até para brincar de "caçar referências"!

8- É muito mais que uma história

Como todo bom gênio da fantasia, Jordan criou mais do que uma história: ele construiu um mundo. As complexidades são tantas e seu universo é tão bem feito que existe até um sistema de RPG baseado na série. Os povos são muitos diversos, e você vai se divertir conhecendo as particularidades de cada um ao longo dos livros.

9- Apesar da fantasia, nem tudo tem solução mágica 

Jordan não quis criar saídas fáceis, e representar muito bem temas realistas e polêmicos, como a loucura, a escravidão e o preconceito. A falta de comunicação e a demora pra enviar mensagens nesse mundo praticamente medieval afetam a política, as guerras e o humor das pessoas ao redor do mundo.

11- As intrigas políticas vão ganhando destaques 

Com o passar dos livros, o universo da obra se amplia e as maquinações aumentam. O jogo das casas, porém, nem sempre tem um final sangrento. Enquanto a política do mundo real nos faz chorar, a do universo de Jordan muitas vezes é motivo de riso, com críticas veladas muito bem-humoradas.

12- Você vai passar a entender um monte de referências espalhadas por aí

A série é tão querida pelos amantes de fantasia que George Martin não é o único a incluir referências em suas obras. Isso acontece em vários jogos, como o primeiro da série Dragon Ages, e a Blizzard já incluiu referências em World of Warcraft e Diablo. Além disso, algumas bandas já fizeram músicas em homenagem às séries. A mais famosa é a da Blind Guardian: 


13- Nem todos os livros foram escritos por Robert Jordan

Após a morte de Jordan, Brandon Sanderson assumiu a série. Com a ajuda da viúva de Jordan, Harriet Ridgney, que trabalhava como editora do marido, Sanderson escreveu três livros a partir das anotações do autor. Sanderson já era fã convicto da série e afirma que cresceu lendo e relendo os livros lançados até então. Ele é mais conhecido pela série Mistborn, mas não decepcionou os fãs de A Roda do Tempo.

14 - Vai ter série

Harriet Ridgney, viúva de Jordan, anunciou este ano que os direitos de adaptação de A Roda do Tempo foram vendidos e a obra será transformada em série de TV. Para quem acha que "o livro é melhor porque tem mais detalhes", a hora de começar a ler é agora. Afinal, A Roda do Tempo gira, e as Eras vem e vão, mas a internet continua cheia de spoilers.

Fonte: Editora Intrínseca

Lendo essas dicas sobre o livro, me bateu uma vontade de ler. Vejo que o autor Jordan sempre foi criativo com suas séries. Cada livro que ele escreveu é melhor que o outro. A Roda do Tempo não conhecia. Depois dessas dicas, vou correndo comprar o meu. 

E se você não comprou, corra nao site da Amazon, que lá você encontra os livros para comprar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário